Apresentando a RAPS: Centro de Convivência e Cultura

Conheça o serviço Centro de Convivência e Cultura, que possibilita a articulação entre SUS e SUAS.

Olá, comunidade!

Vamos dar continuidade a nossa apresentação geral da RAPS no DF. 

Os Centros de Convivência e Cultura são espaços de cuidado que envolvem a produção e a intervenção na cultura e na cidade por meio da socialização. É um serviço vinculado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), que pertence ao Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Apesar de não estarem vinculados diretamente Sistema Único de Saúde (SUS), é compreendido como um espaço potencial de intervenções em saúde básica para a população, tanto que é incluído na lista de Atenção Básica da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), disponível no próprio site da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF).

Esses Centros buscam desenvolver trabalhos de prevenção ao risco social, criando situações desafiadoras que instigam a repensar e reconstruir histórias e vivências, tanto na esfera individual, quanto na esfera coletiva. Essas ações se dão por meio de trocas culturais, que buscam gerar entre os participantes o sentimento de pertencimento à comunidade e de formação de identidades, além de fortalecer vínculos e fomentar a socialização. O enfrentamento às vulnerabilidades se dá, portanto, por meio do empoderamento e do desenvolvimento de potencialidades do sujeito e da comunidade. 

Atualmente, existem 16 CECONs espalhados pelo Distrito Federal, que atendem diversos públicos e faixas etárias. Informações sobre os Centros podem ser acessadas no site da Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES), clicando aqui.

Você conhece o Centro mais próximo da sua casa? Quais atividades você imagina que seriam interessantes de serem desenvolvidas pela melhoria da saúde mental da comunidade?

Acesse também nossos outros conteúdos do quadro “Apresentando a RAPS”:

Referências

https://www.saude.df.gov.br/diretoria-saude-mental/

https://www.sedes.df.gov.br/cecon-2/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *