Sobre o Observatório

Observatório de Políticas de Atenção à Saúde Mental no Distrito Federal/Obsam tem como finalidade contribuir na formulação e execução de ações estratégicas que subsidiem e norteiem os processos de gestão, formação de pessoas, desenvolvimento e adequação de práticas no campo da saúde mental, no acesso e intercâmbio de informações e de experiências inovadoras, com foco na ampliação e consolidação da rede de atenção psicossocial no Distrito Federal (RAPS/DF).

Suas ações estão voltadas ao acompanhamento das necessidades para fortalecimento da RAPS/DF, com ênfase na formação e qualificação dos profissionais de saúde, no acesso e intercâmbio de informações e de experiências inovadoras, na realização de estudos e pesquisas, estratégias de participação e de controle social, de forma a subsidiar a gestão e o desenvolvimento de boas práticas de saúde.

Objetivo Geral

Desenvolver estudos e metodologias para análise da implementação de políticas de saúde com foco em recursos humanos para intervenção na RAPS/DF.

Objetivos Específicos

I – acompanhar, analisar e orientar o desenvolvimento das estratégias e metodologias de formação e capacitação de recursos humanos de saúde com foco na RAPS/DF;

II – desenvolver estudos, metodologias e indicadores que possibilitem a avaliação da eficiência, eficácia e efetividade do trabalho desenvolvido na RAPS/DF, em diferentes cenários de intervenção;

III – desenvolver estudos e análises sobre as políticas de recursos humanos em saúde que estão interligados a RAPS/DF no Brasil, em especial no DF;

IV – subsidiar as ações governamentais e não governamentais na elaboração de políticas de gestão do trabalho, de intervenção nos dispositivos de assistência e de educação na saúde;

V – articular e integrar os equipamentos de saúde previstos na RAPS, rede de baixa, média e alta complexidade: rede CAPS, consultório na rua, redutores de dano, dentre outros;

VI – potencializar a gestão e atenção das ações de saúde mental da RAPS, com a articulação a outros recursos comunitários e instituições de ensino.

Eixos de intervenção:

Eixo 1- Articulação da RAPS/DF no Distrito Federal.

Eixo 2 – Reflexão e reformulação dos e nos processos de trabalho.

Eixo 3 – Avaliação e monitoramento dos e nos processos de trabalho.

Eixo 4 – Produção e divulgação de conhecimento para a formação de recursos humanos (gestores, profissionais da assistência) e outras pessoas que direcionam suas ações para o campo da saúde mental, considerando a Política Nacional e Distrital de Saúde Mental.

A Universidade de Brasília, por intermédio do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares/CEAM e Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade de Brasília/NESP, é signatária deste Observatório.

Esta iniciativa contou com a emenda parlamentar da Deputada Federal pelo Distrito Federal Erika Kokay, por meio do Fundo Nacional de Saúde/Ministério da Saúde.

Executa ações em parceira com o Governo do Distrito Federal por meio da Secretaria Estadual de Saúde/Diretoria de Saúde Mental, do Centro Regional de Referência em Álcool, Crack e outras Drogas/Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS e da Secretaria de Estado de Trabalho, Desenvolvimento Social, Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos – SEDESTMIDH.

Coordenação

A Coordenação Geral do Obsam é exercida pelas docentes Dra. Maria da Glória Lima e Maria Aparecida Gussi, da Universidade de Brasília/Núcleo de Estudos em Saúde Publica/Faculdade de Saúde/Departamento de Enfermagem.

Caminhos que estão sendo percorridos

Em direção ao alcance dos objetivos, o Obsam assume como missão tornar o trabalho vivo por meio da articulação e responsabilização dos segmentos que constroem o cotidiano das ações de saúde mental no DF. Agrega a essa missão a construção e a divulgação das vivências como conhecimento a ser compartilhado.

O Obsam está se consolidando por meio de pactuações entre os diferentes agentes que já integram ou são potenciais integrantes da RAPS/DF, constituindo assim, uma rede ampla e interligada com foco centrado na qualidade e efetividade das ações em saúde mental.

Com a preocupação de estabelecer o diálogo fundamentado na ação ética, em favor de delinear novas práticas que promovam a participação efetiva dos profissionais e usuários da saúde mental na organização dos processos de trabalho e nas decisões relativas às políticas públicas de saúde, o Obsam está disponibilizando, por meio deste site uma plataforma de georeferenciamento para facilitar a localização das malhas que integram a RAPS, os projetos desenvolvidos e seu produto e os que estão em desenvolvimento, as ações coletivas de intervençbiblioteca, divulgação de notícias, vídeos e outras informações que possam ser de interesse para a saúde mental.

Esta estratégia propicia a difusão e intercâmbio de experiências em âmbito local, nacional e internacional.